08/08/2023

Câmara Municipal aprova auxílio-alimentação e menor custo na adesão da CASSEMS para servidores públicos

A parceria entre o Poder Legislativo e o Executivo tem trazido grandes frutos para o funcionalismo público lagunense. Prova disso, foram os Projetos aprovados na Sessão Ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (8).

O parlamento lagunense aprovou com unanimidade o auxílio-alimentação no valor de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais) para todo o funcionalismo público do município. O vereador Valmor Flores, teve grande papel na concessão do benefício, e afirma que já encampação esta luta a cerca de 10 anos: “Realmente é muito bom poder contar com esse apoio e bom relacionamento com o Executivo. O prefeito Ademar Dalbosco tem sido nosso grande parceiro, e tem papel vital na concessão do auxílio-alimentação aos funcionários”. Valmor destacou também o entusiasmo e disponibilidade do atual prefeito em atender sua indicação, e afirma que diferente de outras gestões, foi sempre recebido com muita atenção para tratar acerca do assunto, e se declara muito satisfeito com o resultado positivo alcançado.

Outro grande avanço conquistado para atender os funcionários públicos foi a aprovação da nova taxa de desconto para aqueles funcionários que aderirem à CASSEMS, plano de saúde oferecido aos servidores municipais lagunenses.

Anteriormente, a taxa de 16% que era recolhida, onerava muito mais o bolso do trabalhador, que pagava 11% desse valor, enquanto apenas 5% ficava a cargo da parte patronal. Agora, com a nova taxa aprovada, os valores se igualaram, e apenas 8% será descontado do servidor, e os outros 8% serão de responsabilidade do empregador, o que torna a adesão muito mais interessante e vantajosa para os usuários da CASSEMS.

Estes avanços demonstram a atenção e o cuidado que os vereadores e o prefeito Ademar Dalbosco dispensam ao funcionalismo público, e também ressalta a grandeza da parceria entre o Executivo e o Legislativo, que foi exaltada pelo presidente da Câmara Municipal, Marcio Gutierres: “Eu acredito que estes benefícios alcançados, são frutos de um excelente trabalho que vem sendo realizado por essa gestão, tanto no Executivo quanto no Legislativo. Agradeço ao prefeito Ademar por manter seu gabinete sempre de portas abertas, por estar sempre disposto a debater os assuntos que levamos até ele, e por sempre buscarmos um consenso visando um bem para a sociedade lagunense, que só tem a ganhar com essa aliança”.

VALE-ALIMENTAÇÃO

O auxílio-alimentação terá caráter indenizatório e será concedido em pecúnia, ou seja, em dinheiro, sem caráter remuneratório e sem incorporação ao vencimento dos servidores, favorecendo dessa forma a liberdade no uso do benefício, podendo o servidor utilizar livremente o recurso. O benefício será pago mensalmente aos funcionários públicos municipais por meio de depósito em conta bancária, e estima-se que a iniciativa injetará no comércio lagunense cerca de R$140.000,00 (cento e quarenta mil reais) mensalmente.

O valor do auxílio-alimentação proposto é de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais) mensais, e o pagamento será realizado até o dia 15 do mês subsequente ao cumprimento do período aquisitivo. Para ter direito ao benefício no mês seguinte, o servidor não poderá ter duas faltas injustificadas, atrasos ou saídas antecipadas não justificadas durante o período aquisitivo, exceto os limites de tolerância de entradas e saídas previstos na legislação vigente.

CASSEMS

A mudança do subsídio disponibilizado pelo Executivo aos servidores públicos, foi uma luta travada pelos vereadores da Câmara Municipal de Laguna Carapã neste primeiro semestre de 2023. Os agentes políticos estiveram em contato diretamente com o Presidente da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul), Ricardo Ayache, onde puderam dar um andamento positivo ao Projeto.

Contudo, após o alcance da meta - que acabou diminuindo o desconto dos servidores de 11% para 8% - os vereadores afirmam que o próximo passo precisa ser dado pelos próprios servidores, aderindo ao Convênio da Cassems.

Acompanhe as Sessões da Câmara Municipal todas às terças-feiras, à partir das 09:00 horas da manhã presencialmente ou através ao vivo da página da Câmara no Facebook. Sua participação é de fundamental importância para Laguna Carapã!