25/09/2023

Vereadores visitam SEMADESC em busca de informações sobre o PRÓ-DESENVOLVE

Flávio de Oliveira busca criação de um Distrito Industrial para Laguna Carapã

Na última quinta-feira, os vereadores Flávio de Oliveira e Maninho Vega, representando o município de Laguna Carapã, realizaram uma visita à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) do Mato Grosso do Sul. O objetivo da visita foi obter mais informações sobre o programa PRÓ-DESENVOLVE (Fundo Estadual Pró Desenvolvimento Econômico), uma iniciativa assinada pelo ex-governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

O programa PRÓ-DESENVOLVE foi destacado por Reinaldo como uma iniciativa inovadora para atrair novos empreendimentos e impulsionar a geração de empregos nos municípios sul-mato-grossenses. "Por meio do fundo PRÓ-DESENVOLVE, nós vamos auxiliar os municípios sul-mato-grossenses na atração de novos empreendimentos e na consequente geração de empregos. É um dispositivo inovador que deixa o nosso Estado cada vez mais atrativo e competitivo", afirmou o ex-governador.

A Semagro é a instituição responsável pela administração e gestão dos recursos do PRÓ-DESENVOLVE. A principal fonte de receita do Fundo será uma parcela dos incentivos fiscais desfrutados pelas empresas detentoras de benefícios fiscais no Estado, abrangendo todos os segmentos incentivados. "Ele é constituído pelo pagamento das empresas incentivadas. São pouco mais de 500 empresas atraídas para Mato Grosso do Sul por meio do incentivo fiscal e que vão pagar 2% do valor referente ao incentivo para esse Fundo", explicou o secretário Jaime Verruck.

De acordo com o decreto que regulamenta o PRÓ-DESENVOLVE, os recursos serão direcionados ao desenvolvimento econômico do Estado, com ênfase na subvenção a empreendimentos econômicos produtivos de interesse prioritário, como microempresas, empresas de pequeno porte e cooperativas. Além disso, o Fundo possibilitará o fomento à implantação e manutenção da infraestrutura de distritos industriais em qualquer município do Estado.

O vereador Flávio de Oliveira, representando Laguna Carapã, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento do Parque Industrial da cidade e ressaltou a necessidade de um estudo por parte do Executivo para a realização desse projeto. A visita dos vereadores à SEMADESC representa mais um passo na busca por informações e recursos que possam beneficiar a comunidade lagunense, e demonstra o compromisso das lideranças locais em aproveitar as oportunidades oferecidas pelo PRÓ-DESENVOLVE para impulsionar o crescimento econômico de suas regiões, além da determinação em promover o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos em todo o Estado.